História do Crochê


O termo "crochê" deriva do vocabulário "croc", que quer dizer "gancho". Como os demais sistemas de fabricação de tecidos, é difícil traçar sua origem porque restaram poucas amostras antigas. Sabe-se que a técnica do crochê, desde o início, foi amplamente difundida pelo mundo todo, pois foram encontradas amostras antigas na China, Turquia, África e Europa, assim como nos EUA e América do Sul. O tecido resultante do crochê tem dois aspectos totalmente distintos: se for trabalhado com linhas e agulhas finas, produzirá um tecido aberto e delicado e muito semelhante à renda. Por outro lado, se forem utilizadas linhas e agulhas grossas, o tecido resultará espesso e firme. Este último tipo é o mais conhecido. Os chineses utilizavam para confeccionar gorros; os turcos chapéus e os escoceses gorros e capas pesadas que eram utilizados pelos pastores - ai o crochê ficou conhecido como "trico de pastor". Este tipo mais compacto de crochê continua desfrutando de grande popularidade nos dias de hoje para confeccionar múltiplas peças de vestuário como, por exemplo, suéteres, casacos, jaquetas, meias e gorros. É, também, útil para fazer tapetes, mantas exales que proporcionam maior proteção contra o frio.O tecido de crochê pode ser trabalhado em peças planas ou em anéis, que podem se transformar em tecidos tubulares e medalhões. Nos Estados Unidos, na época em que as famílias pioneiras lá se fixaram, havia grande escassez de lã nova; assim, aproveitavam sobras de lã usada para fazer medalhões multicoloridos. Conhecidos como "quadrados da vovó" ou "quadrados afeganes", esses medalhões de cores vistosas podem ser usados para confeccionar roupas e também bolsas.O crochê é uma arte antiga e manual que revela muita criatividade.
Os trabalhos mais delicados de crochê, semelhantes à renda, surgiram na Itália no século XVI, onde eram utilizados pelas monjas para confeccionar vestes e ornamentos eclesiásticos. A técnica passou para a Espanha e Irlanda, onde eram também utilizadas pelas religiosas.
A partir do século XIX a renda de crochê começou a ser empregada em vestuários e artigos de casa.
Há diversos tipos de crochê: o crochê filé, é muito simples de fazer e adquiriu bastante popularidade, consiste em um tecido de pontos altos e preenchidos de forma mais compactada em algumas áreas, a fim de criar um motivo sobre o fundo; o crochê de grampo tem aspecto também rendado e é feito com a ajuda de um dispositivo especial sobre o qual os pontos vão sendo formados; o crochê de agulha é trabalhado de forma semelhante, porém os pontos são montados em uma agulha grossa e tirados com uma agulha de crochê.
Os tipos mais simples de crochê são feitos sem a menor dificuldade desde que se conheça os pontos elementares. Para trabalhar o crochê pode-se fazer uso de uma ampla variedade de materiais, desde fitas de seda ou algodão e até lã grossa. 

Referência: http://mimosdecroche.blogspot.com/2007/11/um-pouco-da-histria-do-croch.html


0 comentários:



Postar um comentário

Mais opções