História do Crochê


O termo "crochê" deriva do vocabulário "croc", que quer dizer "gancho". Como os demais sistemas de fabricação de tecidos, é difícil traçar sua origem porque restaram poucas amostras antigas. Sabe-se que a técnica do crochê, desde o início, foi amplamente difundida pelo mundo todo, pois foram encontradas amostras antigas na China, Turquia, África e Europa, assim como nos EUA e América do Sul. O tecido resultante do crochê tem dois aspectos totalmente distintos: se for trabalhado com linhas e agulhas finas, produzirá um tecido aberto e delicado e muito semelhante à renda. Por outro lado, se forem utilizadas linhas e agulhas grossas, o tecido resultará espesso e firme. Este último tipo é o mais conhecido. Os chineses utilizavam para confeccionar gorros; os turcos chapéus e os escoceses gorros e capas pesadas que eram utilizados pelos pastores - ai o crochê ficou conhecido como "trico de pastor". Este tipo mais compacto de crochê continua desfrutando de grande popularidade nos dias de hoje para confeccionar múltiplas peças de vestuário como, por exemplo, suéteres, casacos, jaquetas, meias e gorros. É, também, útil para fazer tapetes, mantas exales que proporcionam maior proteção contra o frio.O tecido de crochê pode ser trabalhado em peças planas ou em anéis, que podem se transformar em tecidos tubulares e medalhões. Nos Estados Unidos, na época em que as famílias pioneiras lá se fixaram, havia grande escassez de lã nova; assim, aproveitavam sobras de lã usada para fazer medalhões multicoloridos. Conhecidos como "quadrados da vovó" ou "quadrados afeganes", esses medalhões de cores vistosas podem ser usados para confeccionar roupas e também bolsas.O crochê é uma arte antiga e manual que revela muita criatividade.
Os trabalhos mais delicados de crochê, semelhantes à renda, surgiram na Itália no século XVI, onde eram utilizados pelas monjas para confeccionar vestes e ornamentos eclesiásticos. A técnica passou para a Espanha e Irlanda, onde eram também utilizadas pelas religiosas.
A partir do século XIX a renda de crochê começou a ser empregada em vestuários e artigos de casa.
Há diversos tipos de crochê: o crochê filé, é muito simples de fazer e adquiriu bastante popularidade, consiste em um tecido de pontos altos e preenchidos de forma mais compactada em algumas áreas, a fim de criar um motivo sobre o fundo; o crochê de grampo tem aspecto também rendado e é feito com a ajuda de um dispositivo especial sobre o qual os pontos vão sendo formados; o crochê de agulha é trabalhado de forma semelhante, porém os pontos são montados em uma agulha grossa e tirados com uma agulha de crochê.
Os tipos mais simples de crochê são feitos sem a menor dificuldade desde que se conheça os pontos elementares. Para trabalhar o crochê pode-se fazer uso de uma ampla variedade de materiais, desde fitas de seda ou algodão e até lã grossa. 

Referência: http://mimosdecroche.blogspot.com/2007/11/um-pouco-da-histria-do-croch.html


Toalha de mesa em ponto Xadrez



Flor de fuxico

Olha que ideia legal para colocar-mos nossas agulhas...

Estola de mesa em ponto Xadrez


Este modelo de estola/caminho de mesa foi retirado do seguinte gráfico:

 

Casaco de crochê com gráfico


Para o inverno, nada melhor que um casaco bem quentinho. E este casaco é  fácil, fácil de fazer.

Para fazer este casaco você precisará de mais ou menos 15 meadas de fio de lã.

Pontos empregados e gráfico do modelo:



Gráfico das costas:




Gráfico da frente:







Gráfico da manga:



Após a construção de cada parte, emendá-las com ponto baixíssimo.

Blusa de crochê amarela com gráfico

A parte de cima é todo feito em ponto alto duplo e em escama ou cascata intercalado. O gráfico abaixo é da parte de baixo da blusa.



Mingau de tapioca


Ingredientes:


  • 2 xícaras de chá de farinha de tapioca;




  • 1 litro de leite;




  • 500 ml de leite de coco;




  • 500 gr de coco ralado;




  • 2 xícaras de açúcar;




  • 1 pitada de sal;




  • 3 paus de canela;




  • Cravos a gosto;




  • Canela em pó para polvilhar.




  • Modo de preparo:

    1. Misture tudo e leve ao fogo para cozinhar, mexendo sempre, em fogo baixo, até criar consistência (veja se o açúcar é suficiente);
    2. Se ficar grosso coloque mais leite;
    3. Quando esfria o mingau encorpa muito, então não deixe o mingau grosso ainda quente, fica mais fluido mesmo;
    4. Senão vira pirão quando esfriar;
    5. Sirva em canecas polvilhado com canela em pó.
    Obs.: Se quiser substituir o coco ralado e o leite de coco pelo coco fresco e batido no liquidificador, fica uma delícia, só tome cuidado com o açúcar, pois o coco fresco é mais doce.

    Aprendendo a fazer crochê

    Com esse passo a passo vocês aprenderão a técnica do crochê, além de aprender a decifrar os gráficos.

     




    Blusa de crochê com gráfico

    Esta blusa é muito linda, sua gola é super charmosa. Eu a fiz e ficou perfeita. Segue o gráfico dela para vocês.

    Minhas Criações


    Desde a adolecência faço crochê, acredito que minha vocação para este tipo de atersanato está ligado aos meus antepassados, como minha avó e tia paterna, elas costumavam fazer crochê para vender. Porém, quem me ensinou a fazer crochê foi minha tia materna, mas ela aprendeu com minha avó paterna.
    Infelismente não tenho o gráfico desta blusa, pois este modelo fluiu da minha mente a partir de todo o conhecimento que já possuia.

    Ah! O cinto também foi uma criação minha, simples, prático de usar e muito charmoso. (kkkkk)


    Esse blog originou-se da minha enorme paixão pelos trabalhos manuais. O objetivo do mesmo é divulgar o meu trabalho além de incentivar o artesanato como terapia e o fortalecimento da auto-estima.
    Espero que gostem do Meu Artesanato

    Mais opções